Ferramentas que vão dar um upgrade na produtividade de qualquer corretor de imóvel

Quem é corretor de imóvel há pouco mais de 5 anos, nem imagina como era complexo a corretagem no passado. A gente não tinha a facilidade e as modernidades que o cenário atual nos proporciona.

Quem é das antigas, deve lembrar-se bem que os imóveis eram todos organizados manualmente, em ficheiros, pastas ou catálogos. Fazer essa organização demandava um tempo precioso que poderia ser investido em atividades de venda, não é mesmo?

Ainda bem que as novas tecnologias chegaram e com elas trouxeram uma enxurrada de ferramentas, aplicativos e funcionalidades que mudaram a vida de nós, corretores de imóveis.

É sensacional poder atender um cliente numa simples troca de áudio…

Enviar um e-mail com diversas opções que atendem o seu perfil…

Ter a planta detalhada do imóvel ao alcance de um clique…

Ou ainda, não perder tempo procurando a localização do empreendimento.

Esses são apenas poucos exemplos de como a internet e as novas tecnologias facilitaram as nossas vidas.

É por esse motivo que hoje vamos falar das principais ferramentas e aplicativos que todo corretor de imóvel deve usar para aumentar sua produtividade e assim, melhorar sua vida profissional.

Separei algumas ferramentas que utilizo em meu dia a dia de trabalho que tenho certeza que também serão muito úteis no seu.

Podemos começar?

 

Ferramentas para turbinar sua produtividade

Não é de hoje que procuramos maneiras de facilitar o nosso trabalho, tentando descomplicar o máximo de tarefas possíveis.

É justamente essa a missão dos desenvolvedores de aplicativos e ferramentas, tornar a nossa vida mais fácil.

Listei algumas ferramentas que são ideais para dar um upgrade na produtividade de qualquer corretor de imóvel.

São elas:

1 – Magic Plan

Toda vez que vamos mostrar um imóvel ou terreno nos deparamos com a questão da metragem. É muito normal que nossos clientes ou que nós mesmos em uma medição para extrair informações técnicas não tenhamos as ferramentas necessárias em mãos, afinal são tantas coisas que temos que lembrar que sempre esquecemos a trena, não é mesmo?

Estou prestes a te falar que seus problemas quanto a isso acabaram agora. Existe um aplicativo fantástico chamado Magic Plan que é uma espécie de trena virtual. Ela mede o espaço do ambiente e consegue planejar, dimensionar e até mesmo desenhar os espaços.

É simplesmente fantástico. Basta instalar em seu celular e começar a usar.

Se quiser saber mais, acesse: https://itunes.apple.com/us/app/magicplan/id427424432?mt=8

 

2 – OZ Sun Seeker

Somos constantemente questionados se o imóvel bate sol, se é pela manhã ou pela tarde, não é mesmo? Por muitas vezes, temos que jogar com as palavras ou buscar alternativas para responder essa questão.

A partir de agora, você não precisará ficar em uma saia justa tentando achar a resposta, pois o OZ Sun Seeker é uma ferramenta desenvolvida justamente para isso.

Seu funcionamento é muito simples, basta que você coloque o endereço do local e ele lhe dará a informação. Isso porque, ele é um GPS interligado a um magnetômetro, ou seja, consegue estabelecer a posição correta do sol em relação à localização informada.

Para conhecer melhor essa ferramenta acesse: http://www.ozpda.com/sunseeker_iphone.php

 

3 – Foursquare

O Foursquare é um aplicativo bastante conhecido e talvez, até seja utilizado por você de forma casual, mas será que você já parou para pensar que ele pode ser uma grande ferramenta para aumentar a produtividade de sua corretagem?

Como você sabe, essa ferramenta trabalha com a indicação por localização, ou seja, ela aponta bares, restaurantes, postos de gasolina ou qualquer outro estabelecimento que está próximo à área informada, sempre disponibilizando comentários das pessoas que já visitaram o local.

Ai você pode me perguntar:

  • Rodrigo, como isso vai me ajudar na corretagem?

É só parar para analisar um pouco, se você tem a informação nas mãos dos comércios próximos a região do seu imóvel ou terreno, é possível usar isso para atrair visitantes e possíveis compradores. E na pior das hipóteses, eliminar clientes que não desejam morar perto de bares, estádios de futebol ou baladas, por exemplo.

Imagine o quão produtivo seria o seu dia, se em poucos cliques, você pudesse descrever toda a estrutura da região para o seu cliente e assim, verificando o seu real interesse em conhecer o imóvel.

Quer conhecer um pouco mais dessa ferramenta? Então acesse: https://pt.foursquare.com

 

4 – Evernote

O Evernote é um dos aplicativos que mais contribuem para a organização e a produtividade de um corretor de imóvel, isso porque ele é uma ferramenta completa.

Através de sua utilização é possível armazenar imagens, textos e qualquer tipo de anotação com um simples comando de voz.

Para nós que temos uma vida corrida é possível armazenar notícias e informações do nosso setor para mostrar ao nosso cliente como forma de argumento até, já que sempre somos questionados sobre valores do IGPM ou então, sobre as taxas do financiamento.

Todo o seu armazenamento é feito na nuvem, ou seja, não será necessário gastar espaço interno do seu dispositivo. Isso facilita que você acesse seus materiais de qualquer lugar que esteja, bastando logar com sua senha.

Para ter mais informações sobre seu funcionamento, acesse: https://evernote.com/intl/pt-br/

 

5 – Jotnot Scanner

Por mais que a tecnologia já domine o nosso dia a dia, não tem jeito, mexemos muito com papéis, contratos, reconhecimentos de firma, averbações e por ai vai.

Vira e mexe precisamos escânear um documento para enviar para o cliente e nem sempre temos uma máquina disponível, não é mesmo? Por muitas vezes, temos que esperar o retorno ao escritório para conseguir enviar essa documentação.

Com o Jotnot Scanner, você terá a mobilidade de escânear esses documentos de onde e quando quiser, bastando apenas colocar o papel na frente da câmera de seu celular.

Essa é uma das facilidades mais sensacionais que as novas tecnologias podem nos proporcionar.

Basta instalar através do itunes ou da playstore e pronto!

Para mais informações, acesse: https://itunes.apple.com/br/app/jotnot-scanner/id310789464?mt=8

 

6 – Whatsapp

Eu nem ia colocar o Whatsapp como uma ferramenta essencial de trabalho, pois tenho certeza que você já usa, não é mesmo? Se você ainda não usa, atente-se a tudo que vou falar.

O Whatsapp revolucionou o formato de comunicação das pessoas, tornando tudo mais fácil e acessível. Sabemos bem que as transações imobiliárias geram muitas dúvidas e sempre somos exigidos por nossos clientes diversas e diversas vezes.

Para ganhar mais tempo e tornar suas vendas mais rápidas, procure dar essa atendimento ou esse retorno através de mensagens no Whatsapp. Claro que, se for algo muito importante, aconselho que registre por e-mail, mas se for apenas uma dúvida, grave um áudio e retorne.

Essa atitude simples lhe permitirá ganhar tempo e ainda fidelizar o cliente, pois você torna o atendimento rápido e personalizado.

Para baixar o Whatsapp, acesse: https://www.whatsapp.com/?l=pt_br

 

7 – Waze

Precisa correr 4 ou 5 imóveis no mesmo dia com cliente e quer economizar tempo e fugir do trânsito? Então, o Waze é a ferramenta certa para você.

Por mais que você faça o mesmo caminho todos os dias, o Waze traçará a rota mais rápida para aquela ocasião, te tirando dos locais de trânsito, acidente ou qualquer problema que complique a sua passagem. Tudo isso acontece porque ele está atualizado em tempo real!

Nunca mais perca tempo procurando um lugar ou entre em uma rua contra mão, o Waze irá te colocar na rota certa e você economizará tempo.

Disponível em sistema IOS e Android, seu uso é gratuito e para todas as cidades do Brasil.

Acesse https://www.waze.com/pt-BR para obter mais informações sobre o aplicativo.

 

8 – Expensify

Nós, como corretores de imóveis, temos diversos gastos diários como, combustível ou transporte, alimentação, viagens e até mesmo custos dos aparelhos eletrônicos e etc. Sendo assim, nada melhor do que ter tudo organizado nas nossas contas, não é mesmo?

Trabalhar com a cabeça despreocupada faz com que a nossa produtividade aumente, já que não temos preocupações paralelas. É por isso que venho te indicar uma ferramenta bem simples, mas muito útil.

O Expensify é um aplicativo que vai gerenciar todas as suas contas, basta que você informe de tempos e tempos. Não há nenhuma dificuldade em sua utilização.

Conheça um pouco mais sobre ele acessando: https://www.expensify.com/

 

Até aqui vimos uma lista de ferramentas que vão ajudar a turbinar a produtividade de qualquer corretor. Existem outras tantas disponíveis no mercado e até algumas semelhantes a essas que citei.

Agora, cabe a você escolher quais são as que se adequam melhor a sua necessidade e que atendem o seu perfil. Inseri-las em sua rotina de trabalho será bem simples, acredite!

Ficou alguma dúvida ou algo que posso lhe ajudar?

Quero ouvir de você:

  • Quais são as ferramentas e aplicativos que você utiliza em seu trabalho?

Vamos compartilhar experiências!

Até a próxima!

COMPARTILHAR
Artigo anterior6 recomendações sobre internet para Corretores! A #6 é básica, porém matadora!

Rodrigo tem 36 anos, vive em Goiânia, já esteve envolvido nas vendas de mais de 60 mil imóveis, em inúmeros lançamentos por várias cidades do Brasil. Agora também se dedica a transmitir o conhecimento que obteve nesses anos por meio do seu programa de treinamento avançado para corretores chamado de BrokerHunter: a S.W.A.T.T da corretagem.