Como engajar um público alvo através das redes sociais? Guia prático!

As redes sociais são lugares para corretores de imóveis aparecerem como "pessoas normais" sem que se pareçam com vendedores e gerar relacionamento e afinidade. Com isso, depois de gerar uma boa conexão e relacionamento, começar ofertar seus imóveis!

0
2358

Corretores de imóveis: Como engajar um público alvo através das redes sociais? Guia prático!

Com certeza você sabe que esses tipos de plataformas são uma febre, se não todas as grandes partes das pessoas possuem contas cadastradas nas redes sociais. Uma recente pesquisa descobriu que, em média, os usuários possuem 7 contas nas redes sociais. Dentre as mais utilizadas estão:

  • Facebook
  • Whatsapp
  • Instagram

Com conexões de mais de 276 milhões no Brasil, apenas, via mobile. Consegue imaginar a magnitude dos acessos totais? Arrebatador. A pergunta é:

  • Você já utiliza as redes sociais em seus negócios?

Se sua resposta for não, preciso lhe fazer mais uma pergunta:

  • Qual o motivo de você não utilizar?

Infelizmente, ainda existem muitos mitos quanto às redes sociais e a internet propriamente dita, amedrontando usuários que ainda não tem total domínio da rede online e dificultando a entrada de negócios que poderiam ser um grande sucesso, como os do ramo de corretores de imóveis. O medo quanto a isso, ainda, é muito presente nas profissões mais tradicionais, mas se depender de mim, tudo irá mudar, todas essas técnicas serão dominadas com tranquilidade por você, amigo corretor, e esse medo será desconstruído conforme o conhecimento das plataformas e recursos. Esse é um dos meus objetivos principais.

Então, se você ainda não usa a força das redes sociais a seu favor, o momento mais propício é hoje, agora. Não é preciso ter medo, basta ir aprendendo, adquirindo experiência e, obviamente, você pode contar comigo para lhe ajudar.

Se você já está presente nas redes sociais, mas sente que suas publicações não surtem tantos efeitos no público alvo, talvez, algo esteja desacertado e precisa de ajustes. Isso não é nenhum crime ou algo fora do comum. Existem grandes empresas que passam por esse problema, mesmo com anos no mercado. O grande crime está em não procurar ajuda e informação para melhorar, mesmo tendo potencial de crescimento do negócio e capacidade de aprender a ter domínio sobre as técnicas do mercado digital.

Se você está aqui, lendo esse conteúdo, eu tenho uma ótima notícia para você: Eu vou te ajudar. Nesse conteúdo, pensado e elaborado com todo o cuidado possível, eu compilei uma série de informações para lhe ensinar através de um guia prático, como vocês, corretores de imóveis, poderão engajar um público alvo através das redes sociais. Não precisa se assustar, não vai ser nada mirabolante, para essa aula você só precisará trazer os seguintes materiais:

  • Interesse em estudar.
  • Ter vontade de aprender.
  • Iniciativa para fazer a aplicação em seus negócios.

Para iniciarmos essa jornada com força total, peço que você anote os pontos mais importantes para uma consulta posterior, isso agregará ainda mais valor aos seus conhecimentos e tornará o conteúdo mais relevante. Está pronto para romper barreiras e ir adiante? Espero que você esteja animado e confiante. Já vamos iniciar.

Como Engajar Um Público Alvo Através das Redes Sociais – Guia Prático para Corretores de Imóveis

A primeira coisa que você precisa entender é que para ter uma ação que gere forte engajamento no público alvo é preciso conhecê-los o mais profundamente possível. Amigo, certamente você gostaria de me perguntar:

  • Como eu sei quem é o meu público alvo?

Essa é a nossa primeira etapa desse guia prático para corretores de imóveis sobre como engajar um público alvo através das redes sociais.

Para conhecer o seu público, é necessário fazer um estudo sobre ele, mais precisamente sobre suas necessidades, desejos, hábitos, estilo de vida, problemas, entre outras características que podem ser decisivas quanto à escolha de um perfil de imóvel. Por exemplo:

  • Você estuda e descobre que a maioria dos seus clientes são estudantes, que moram em SP, pois fazem faculdade aqui. Geralmente, a sua fonte de renda é estágio e ajuda dos pais. O curso dele é jornalismo, a cidade de origem é interior de Goiás.

Com esses dados, você consegue entender qual é a base de imóvel ideal para as necessidades e estilo de vida dele, não é verdade? Então, essa será sua primeira estratégia para conseguir engajar mais o seu público.

Para conhecer o público, você deve:

  • Verificar a base de usuários das suas redes sociais, olhando informações que podem lhe ajudar. O perfil do Facebook, as fotos do Instagram, as postagens e os seguidos no Twitter, podem dizer muito sobre o usuário. Aproveite!
  • Crie pesquisas específicas para colher dados mais profundos e disponibilize em suas redes sociais, depois de um período haverá ouro naquela publicação.

Depois de ter colhido os dados e compatibilizados até achar os perfis predominantes ao seu negócio, é hora de montar sua estratégia de publicação e consequentemente engajamento.

Existem diversas formas que corretores de imóveis, no caso você, pode utilizar para engajar um público através das redes sociais. O importante aqui é adequar a estratégia ao perfil de comportamento do público. As perguntas que você deve fazer a si mesmo, quando tiver criando essa estratégia, são:

  • Qual o perfil de imóvel que é preferência do meu público?
  • Qual tipo de publicação geral que tem mais a ver com o estilo de vida do meu público alvo?
  • Qual é a linguagem utilizada por eles? Descontraída? Formal?
  • Que tipo de imagem faz meu público se identificar, ter empatia e se interessar?
  • Qual é o tipo de dúvida mais frequente que o público alvo tem e que está ligada ao meu negócio?

Antes que você questione, sim, existem outras perguntas que podem ser feitas e respondidas por você, mas o intuito não é complicar é lhe ensinar gradativamente para que você evolua sem se perder no caminho. Fique tranquilo que elas são o bastante para iniciar com qualidade e gerar muito engajamento nas redes sociais.

Bom, o momento agora é de você saber como aproveitar essas perguntas e as respostas delas para fazer ações de engajamentos nas redes sociais quando o negócio é voltado a um público de corretores de imóveis.

Para você gerar engajamento, a ordem principal é atrair interesse através de conteúdo que conecta o público alvo com o seu negócio.

A base você já tem, que é as informações das perguntas respondidas acima. Vamos supor que as respostas das perguntas tenham sido nessa ordem:

  • O perfil de imóvel preferência são apartamentos pequenos, pois o público predominante é composto de estudantes de 18 a 25 anos, solteiros e sem filhos. Passam a maior parte do tempo fora de casa, estudando, trabalhando e curtindo com os amigos.

 

  • As publicações que geram maior interesse, de modo geral, têm a ver com o curso feito na faculdade e com o estilo de vida dele, isso incluirá informações sobre bairros famosos pelas festas, pelas reuniões de amigos, diversão, lazer, entre outras coisas.

 

  • A linguagem é mais descontraída, mas não aceita erros de português, afinal seu curso é o jornalismo.

 

  • Imagem de pessoas jovens, descontraídas, pessoas se divertindo, conversando com amigos, pessoas indo à faculdade, fotos que tenham contexto parecido com a vivida no dia a dia do público.

 

  • A dúvida mais frequente do meu público e que está diretamente ligada ao meu negócio é quanto ao seguro fiança.

 

Agora ficou ainda tudo mais claro. Basta você criar uma estratégia e ritmo de postagem, para não ficar nem tão ausente, nem tão inconveniente, enchendo as redes sociais do público de publicações. Dentre as opções de publicações que você pode fazer para gerar engajamento:

  • Fotos que se enquadrem ao perfil de interesse do público que incluem a sua marca e uma mensagem de Call to action.

 

  • Publicações escritas utilizando técnicas de gatilhos mentais, como escassez, exclusividade ou curiosidade, também atraem bons resultados. Só não se esqueça de adequar a sua mensagem à linguagem utilizada pelo seu público, isso torna a força de conexão mais forte, gerando engajamento com mais facilidade.

 

  • Escolha a plataforma de rede social que mais concentra o seu público. Invista em Publicidade paga. Isso facilitará que você atinja ainda mais pessoas que compõe o seu público alvo, além de abrir a possibilidade de segmentar as suas ofertas por perfil de interesse. Nessa opção, você consegue engajar, atrair e converter. Para assegurar bons resultados, você deve usar todas as suas informações para criar bons anúncios, ou seja:
    • Fotos Interessantes de boa qualidade e com sua marca.
    • Título otimizado gerando curiosidade, exclusividade, sensação de escassez ou call to actions.
    • Texto bem escrito, de qualidade, na mesma linguagem utilizada pelo seu público alvo.

Percebe que é possível utilizar todos os bons elementos em um único recurso?

  • Utilize a principal dúvida do seu público alvo para criar conteúdos relevantes. Responda a essas dúvidas de maneira simples e objetiva, isso mostrará ao público que você está disposto ajudar e consequentemente gerará engajamento.

São diversas as possibilidades, como eu já lhe disse, mas por hoje é bom que paremos por aqui, afinal, você já tem muito no que trabalhar, chegou o momento de implementar e testar.

Espero que você tenha curtido esse material. Peço que deixe a sua opinião, crítica ou sugestão sobre esse conteúdo, isso é muito importante para mim, pois você é meu termômetro de qualidade e com suas opiniões posso saber se estou indo pelo caminho certo.

Meu intuito é sempre melhorar, tornando os conteúdos ainda mais relevantes.

Agradeço a sua audiência e a gente se vê em breve.

Grande Abraço!