Profissão corretor brokerhunter

A profissão de corretor de imóvel é uma das mais incríveis que já conheci, tanto pela flexibilidade de horários, quanto pelas possibilidades de ganhos altos.

Talvez, você esteja aqui porque também descobriu isso e quer se tornar um corretor, estou certo?

Sou suspeito para falar do dia a dia de um corretor, no entanto eu quero ajudar você, dando um incentivo maior para que você entre de vez na profissão.

Muitos acham que nossa profissão não demanda estudo, profissionalização e muito menos graduação. Quem pensa isso está complemente errado, pois assim como em qualquer profissão será necessário percorrer o passo-a-passo para se tornar um corretor de imóvel.

Você pode me perguntar:

  • “Rodrigo, para ser corretor, não basta gostar de imóveis?”.

Não! É preciso se especializar nessa área!

Nossa profissão viveu em alta por muito tempo, porém atualmente passa por um momento turbulento, assim como todo o país.

Isso vai mudar, vai mudar muito em breve, então que tal usar esse tempo de baixa do mercado para especializar-se e melhorar seus atributos, assim quando tudo retornar de forma acelerada, você já terá seus diferenciais.

Devido a uma quantidade enorme de perguntas que recebo, decidi montar um passo a passo que vai te ajudar a trilhar o seu caminho como um corretor de imóvel de sucesso.

Vamos começar?

Passo 1 – Fazer um curso técnico de Corretor de Imóvel (TTi)

Só o desejo de ser um corretor de imóvel não é o suficiente para exercer a profissão.

Será necessário que você tenha um registro junto ao CRECI que é o Conselho Regional dos Corretores de imóveis, pois é uma regulamentação exigida em nossa área de atuação.

Até ai tudo bem… Mas como será que tiramos o nosso CRECI?

Bom, o CRECI só é dado a pessoas que tenham feito a formação técnica em TTi ou então uma graduação em ciências imobiliárias.

inclusive você pode ler meu artigo mais específico sobre Curso de TTi – Começando da forma certa na profissão

Vamos focar no curso técnico em TTi, pois assim como todo o curso técnico, tem o foco no aprendizado prático, simulando os mesmos pontos que ocorrem no dia a dia de trabalho de qualquer profissional.

O tempo de duração do curso de TTi é de, no máximo 12 meses. O que se torna muito mais viável do que os 2 anos do curso de gestão imobiliária ou os 4 anos de Ciência Imobiliária.

O que vou aprender no curso de TTi?

Antes de fazer o curso, temos que conhecer o que iremos aprender dentro da grade dele.

Então, fazendo o curso técnico de TTi, você irá aprender á:

  1. Fazer a gestão de processo e equipes;
  2. Vai aprender a fazer a contabilidade de suas negociações
  3. Vai aprender a trabalhar com algumas estratégias de marketing;
  4. Vai aprender sobre legislação;
  5. Irá aprender conceitos básicos de projeto e de arquitetura;
  6. Aprenderá técnicas de vendas de imóveis;
  7. Aprenderá conceitos de marketing imobiliário;
  8. Conceitos básicos para gerir e montar uma imobiliária;
  9. Aprenderá sobre as responsabilidades de um corretor;
  10. Aprenderá a fazer documentos e fichas técnicas.

Todos esses assuntos vão ser abordados dentro do curso técnico de TTi para que, ao final, você saia preparado para atuar nessa área.

Haverá provas de avaliação e muitos cursos tem TCC como exigência final para a liberação da autorização de estágio.

Passo 2 – Estágio

Para conseguir tirar o seu CRECI, será necessário que seja feito uma avaliação na prática, de seu dia a dia de trabalho e isso será feito através do estágio.

Quem faz o curso técnico de TTi, normalmente é indicado já para fazer um estágio, mas caso a instituição de ensino não te encaminhe, você pode procurar por conta própria.

O tempo de estágio vai depender do seu acordo com a empresa, mas há um tempo mínimo para que o seu CRECI seja regulamentado.

Passo 3 – Entrada no Creci

A última etapa para se transformar em corretor de imóvel é dar entrada na documentação do CRECI.

Basta ir a um órgão regulamentador munido do seu diploma e a certificação de conclusão de estágio. Haverá uma taxa única para dar entrada e pronto.

A qualificação profissional de um corretor de imóvel

Não ache que o curso de TTi é suficiente para ser um corretor de sucesso, meu conselho é que você sempre procure se especializar, pois o conhecimento é mutável e se renova sempre.

Fazer um curso e nunca mais se especializar é um grande erro dos profissionais, estagnar na profissão é uma das principais situações que fazem com que o sucesso não venha.

Aproveite que você já tem um técnico, já conseguiu seu CRECI e vá se especializar em outros segmentos de sua área.

Sempre que possível participe de palestras, dinâmicas de grupo e workshops, pois dessa forma você estará sempre entrosado com as novidades da profissão.

Caso tenha dúvidas de em qual instituição de ensino da sua região é a melhor, consulte corretores mais experientes e questione sua formação, com toda a certeza, eles vão te ajudar a encontrar o lugar que tem a sua experiência profissional.

 

Agora, posso terminar esse material com a consciência tranquila e sabendo que você conseguiu adquirir todo o conhecimento necessário para se tornar um corretor de imóvel.

Quero que saiba que pode contar comigo para tirar qualquer dúvida que tenha. Entre em contato comigo ou me escreva, terei o maior prazer em lhe ajudar.

Até mais!