Curso de TTi – Começando da forma certa na profissão

A corretagem de imóveis é uma das profissões mais promissoras que eu conheço, onde o céu é o limite para ganhos financeiros e capaz de promover extrema qualidade de vida! Só tem um porém

0
1378
Curso tti brokerhunter
Brokerhunter

A corretagem de imóveis é uma das profissões mais promissoras que eu conheço, onde o céu é o limite para ganhos financeiros e capaz de promover extrema qualidade de vida! Só tem um porém: Começar errado leva ao total fracasso! Não basta estudar disciplinas, é preciso ser bem direcionado no início da sua jornada.

A maioria acha que é só: “vai lá e tira o CRECI”, mas não é bem assim!

Diferente do que muitos acham, a profissão exige qualificação profissional com disciplinas focadas na área e, além das disciplinas, existe um conhecimento empírico do dia-a-dia, que costumo nominar de “conhecimento de trincheira”, que poucos têm e não gostam de transmitir.

Você que está querendo ser corretor de imóveis sabia disso? Além de disciplinas você terá que conseguir um bom direcionamento logo no início da profissão pra não fracassar, desanimar, se frustrar.

E apenas um curso não basta, é preciso muita prática e provar que está apto para tirar o CRECI.

Fiz esse material com foco em quem acha que a profissão de corretor de imóvel é fácil, que dá dinheiro rápido ou que não precisa de estudo. É por esse motivo que pretendo provar para você que ela é bem restrita, se você quer ser um profissional com destaque.

Se você quer se tornar um corretor e ainda tem dúvidas sobre esse assunto, convido que fique comigo até o final desse material, pois irá se surpreender com a quantidade de informações que irei te passar.

Vamos lá?

A Profissão de Corretor de Imóvel

Para quem ainda não sabe, a profissão de corretor de imóvel é regulamenta com base Lei nº 6.530/1978 e pelo Decreto nº 81.871/1978.

Para se enquadrar dentro do título da profissão é necessário que a pessoa faça um curso técnico em transações imobiliárias e que tenha um registro CRECI em exercício.

Segundo o art. 723 do Novo Código Civil Brasileiro – Cap. XIII da Corretagem descreve-se a atividade do corretor como:

“O corretor é obrigado a executar a mediação com a diligência e prudência que o negócio requer, prestando ao cliente, espontaneamente, todas as informações sobre o andamento dos negócios; deve, ainda, sob pena de responder por perdas e danos, prestar ao cliente todos os esclarecimentos que estiverem ao seu alcance acerca da segurança ou risco do negócio, das alterações de valores e do mais que possa influir nos resultados da incumbência”.

Quem pode fazer o curso?

O curso TTi, como já dito acima, é um curso para pessoas que tem interesse em trabalhar com transações imobiliários de compra, venda, locação, na parte administrativa ou em qualquer área do segmento.

Qualquer pessoa pode fazer o curso, desde que tenha concluído o segundo grau.

Aí já ocorre uma grande diferença entre os cursos técnicos tradicionais, fato que acaba selecionando de forma mais assertiva os profissionais.

A grande maioria dos cursos técnicos permite que alunos que estejam cursando a partir do segundo ano do ensino médio possam se profissionalizar no segmento de sua escolha.

No curso de transações imobiliárias isso já não é possível, pois será necessário que o interessada já tenha o diploma de conclusão nas mãos.

O que vou aprender no Curso de TTi?

O Curso em si visa o aprendizado de transações imobiliárias como compra, venda e locações de qualquer tipo de imóvel.

O foco é formar pessoas altamente capacitadas para instruir seus clientes dos por menores das transações que são bastante complexas para pessoas que não entendem nada do assunto.

Durante a feitura do curso, o aluno também irá aprender como funcionam as principais transações imobiliárias que são:

  • Orientação do registro de imóvel: Tanto para quem compra, como para quem vende, o registro de imóveis é fundamental para garantir que se esteja dentro das conformidades da lei. No entanto, os tramites que envolvem prefeitura, cartório e, muitas vezes, legalização são mais complexos, logo um corretor profissional pode orientar a melhor forma de se encaminhar essas ações;
  • Inscrições de imóveis em imobiliária: Para cadastrar uma imóvel em uma imobiliária, não basta ter o desejo. Será exigida uma rigorosa papelada que visará comprovar que o imóvel atende todos os parâmetros exigidos pela lei. A formação em TTi garante que o corretor saiba tudo sobre esse assunto;
  • Atendimento ao cliente: Um corretor de imóvel tem contato direto com seu público, pois terá que desenvolver atividades de apresentação do imóvel ou terreno e também, dar o suporte para uma transação de sucesso. O curso de TTi visa esse aprimoramento no trato com o cliente, ensinando algumas técnicas que vão melhorar seu relacionamento;
  • Interpretação de mapas e projetos: Não é só na parte jurídica e de relacionamento que curso de transação de imóveis irá cobrar o seus estudantes, será necessário ter uma noção básica de leitura de projeto e de mapas, pois a profissão irá lhe exigir análise de plantas baixas, cortes e até mesmo fachadas. A leitura de mapa também será essencial para sua localização;
  • Uso e ocupação de Lotes urbanos: O corretor de imóvel precisa conhecer quais são as leis que regem o uso e a ocupação de lotes urbanos, pois é necessário para entender princípios básicos de legalização de uma construção. Isso é uma pauta do curso técnico de TTi.

É possível notar que não é um curso básico, é bem avançado, pois visa preparar seus alunos para o dia a dia de trabalho de um corretor de imóvel.

Ainda acha que qualquer um pode se tornar um profissional desse segmento?

Disciplinas do Curso

Como já falamos das principais vertentes que o curso de transações imobiliárias vai fornecer aos seus alunos, chegou o momento de conhecer as matérias abordadas.

São elas:

  • Direito e legalização;
  • Língua Portuguesa;
  • Matemática financeira;
  • Marketing imobiliário;
  • Economia e mercado;
  • Relações humanas e éticas;
  • Organização técnica comercial;
  • Noções de construção civil;
  • Noções arquitetônicas.

O curso pode ser feito na versão presencial, semipresencial ou online. E por lei, deve ter a duração mínima de 6 meses.

Então, feito o curso eu já tiro meu CRECI?

Quase lá…

Será necessário que você faça um estágio na área para comprovar na prática todo o aprendizado teórico. Depois disso sim, você será encaminhado para fazer o seu registro profissional.

Dúvidas frequentes sobre o curso técnico de TTi

Com o diploma em mãos, posso tirar meu CRECI em qualquer estado?

Sim, o CRECI tem sua validade nacional, sendo assim, ao tirar o seu diploma, você fica apto a dar entrada em seu registro profissional para atuar em qualquer estado brasileiro.

Ao começar o curso, já posso atuar na área?

O ideal é que se espere o avanço das matérias para que possa entrar no mercado de trabalho com algumas teorias aprendidas. No entanto, se o aluno sentir-se pronto para começar a atuar, de 30 á 60 dias, a maioria das escolas já liberam um certificado para que o aluno possa estagiar.

O curso é pago?

A grande maioria dos cursos técnicos em TTi são pagos, pois as escolas estaduais não trazem esse curso como formação acadêmica registrada pelo MEC.

A variação de preços depende de cada estado, e pode variar de R$600 a R$2000.

Tenho certeza que consegui suprir toda as informações relacionadas ao curso de TTi. Quando criei esse artigo, pensei em fazer algo que ainda não tinha visto na internet, focado em quem deseja obter informações focadas no curso.

Talvez, você tenha sentido falta de indicações de escolas ou lugares para fazer o curso, não é mesmo? Pois bem, não tenho a intenção de afirmar que essa é melhor que aquela, ou vice versa.

Procure em sua cidade o local que mais lhe agrada, busque informações com ex-alunos e avalie quem são os professores, dessa forma será possível ter parâmetros mais embasados.

Ficou alguma dúvida sobre o assunto ou tem algo que deseja me perguntar?

Aproveite, o espaço abaixo dos comentários que é todo seu!

Grande Abraço!