Especialização de corretores de imóveis em prospecção

Em 2014 eu estava aqui na Barra, fui convidado para prestigiar o lançamento de um empreendimento colossal, muito grande esse empreendimento. Ele não fica localizado à beira mar, mas foi um lançamento que chamou atenção no ano de 2014. Esse evento me ensinou algo!.. leia o texto abaixo do vídeo!

0
3363

 

Como a especialização de corretores de imóveis pode influenciar seus resultados?

Em 2014 eu estava aqui na Barra, fui convidado para prestigiar o lançamento de um empreendimento colossal, muito grande esse empreendimento. Ele não fica localizado à beira mar, mas foi um lançamento que chamou atenção no ano de 2014. Esse evento me ensinou algo!.. leia o texto abaixo do vídeo!

Esse amigo que me convidou me deu liberdade para conversar com corretores, então conversei com muitos, por volta de uns 30. Tive grandes bate papos com eles. Uma das minhas perguntas fundamentais que eu fazia para todos durante nossas conversas era:

  • Como você prospecta clientes para esse empreendimento?

E eu tive diversas surpresas, por exemplo:

  • Eu ouvi de um corretor que ele não tinha prospectado nada, que ele estava só aguardando a vez, ou seja, estava só na esperança de vender um imóvel.
  • Alguns já tinham listas de onde trabalharam, tinham listas de concessionárias, imobiliárias, listas de academia de ginástica, etc.
especialização de corretores
especialização de corretores

O que eu pude perceber com isso? Eu percebi o total despreparo dos corretores para prospectar e captar clientes novos.

Você pode estar pensando:

  • “Nossa! Rodrigo, porque você está falando isso, muitos corretores tinham listas, não?”.

Sim, as listas existem! Muitos deles as tinham, mas essas listas de contatos, de academia de ginástica, de concessionárias, entre outras do gênero, são listas de contatos frios, leads frios. O que eu quero dizer com isso é que esses contatos não estão esperando para receber um convite ou para investir, ou até mesmo para conhecer o empreendimento.

O que eu vejo com esse cenário é que o corretor, por mais que ele tente, ele está tentando da forma errada. Com isso, ele não vai ter resultado, ele vai acabar desanimando a cada dia que passa.

Outras perguntas que eu fazia sempre a esses corretores, na ocasião, eram:

  • Quantos aqui fizeram anúncios online?
  • Quantos aqui usaram o Facebook para captar clientes para esse empreendimento?

Considerando que esse foi um empreendimento que chamou muito a atenção no meio de 2014, acreditei que muitas ações de captação e promoção seriam feitas. Sabe o que eu descobri?

Desses trinta corretores, nenhum tinha feito ações no mercado digital. Ninguém, você leu direito, ninguém tinha feito um anúncio online ou utilizou o Facebook para captar clientes.

Bom, uma das rádios pião que estava presente nesse lançamento, estava contabilizando cerca de mil corretores no local, eu conversei com trinta mais ou menos e nenhum desses trinta fizeram algum tipo de ação online. Você acha que se eu conversasse com os mil corretores, eu encontraria alguém que teria feito? Eu duvido.

Então, eu vejo que existe uma necessidade dos corretores, a cada dia que passa mergulharem no mercado digital. Eu acho uma perda de tempo, por exemplo:

  • Um corretor que vai para um lançamento onde se encontram mil corretores, onde ele não tem networking nenhum.
  • Quando ele vai para lançamentos e não conhece pessoas qualificadas para comprar esse produto.
  • Quando ele não tem listas quentes.

Em minha visão, ele não tem nada, mas vai a uma eterna esperança de tentar vender um imóvel. Eu acredito que se ele continuar com essa atitude, ele só vai desanimar cada vez mais.

Então, agora que você já entendeu toda a situação e a minha agonia de ver o nosso mercado assim, cheio de profissionais que estão perdendo oportunidades, por simples falta de conhecimento, quero fazer um convite a você.

Se você faz parte desse grupo de pessoas que:

  • Não tem lista.
  • Está ligando para clientes que não tem nada a ver com o seu produto.
  • Está oferecendo o seu produto para uma lista de contatos de concessionária de veículos.
  • Tem uma lista de clientes frios de alguma imobiliária.

Eu te convido a conhecer as ferramentas digitais. Você precisa conhecer essas ferramentas, pois com elas você conseguirá:

  • Você terá uma página de captura.
  • Você aprenderá a conhecer mais profundamente o comportamento do seu cliente em potencial.

Claro, você conseguirá muito mais, porém é necessário que você dê o primeiro passo, você precisa se abrir para as possibilidades, você deve enxergar a maravilhosa ferramenta que temos à nossa disposição, a Internet.

O Google, o Facebook e outras ferramentas nos dá algo muito valoroso. Você pode estar curioso querendo me perguntar:

  • O que de tão valoroso que eles podem me oferecer?

Ótimo que você queira saber, sinal de que você está interessado em buscar mais conhecimento, em evoluir, por isso eu vou te responder.

Todas as ferramentas online e, olha que são muitas, podem te trazer algum tipo de benefício diferente, mas não menos valoroso. Vou te dar um exemplo de benfeitoria:

  • Google: Consegue parametrizar tudo que a gente faz na web.

Não entendeu? Olha só:

Quando você loga no seu email, o seu navegador fica habilitado para traçar tudo o que você faz. No momento em que o Google te rastreia, ele está analisando os seus comportamentos na rede, como por exemplo:

  • Número de sites acessados.
  • Tempo de conexão.
  • Sua Idade.
  • Sua localização.
  • Assuntos mais buscados, categorizando os principais interesses.
  • Dentre outros.

Essas características e, outras, vão formar um perfil de comportamento. A partir desse perfil, ele traça alguns parâmetros. Sabe para o que servem esses parâmetros?

  • São esses parâmetros que irão te ajudar na hora de fazer um anúncio online.

Não sei qual é o seu nível de proximidade com esse tipo de ferramenta, mas se você nunca viu como funciona, pode deixar que eu vou te contar.

Na hora de criar uma campanha, você tem acesso a uma plataforma de configurações, nela, dentre outras coisa, você estabelecerá o perfil do público que você quer que seja atingido pelo seu anúncio. Então, você usará essas características que te apresentei acima, características essas parametrizadas pelo Google. Captou?

Esses anúncios online são tão potentes, pois conseguem fazer uma coisa chamada direcionamento, segmentação de público alvo. Ao configurar o seu direcionamento para um perfil, você estará atingindo pessoas com grande potencial de consumo.

Ah, antes que você me entenda mal. Quando eu falo de anúncio online, eu não estou falando de anúncios de classificados, onde um cliente vai entrar lá e vai buscar por um imóvel e virá uma lista de opções. Não é isso! Eu estou falando de você fazer um anúncio para clientes diretos, uma página específica, onde você pode pegar os dados dele e posteriormente fazer um anúncio mais adaptado às necessidades do seu cliente, podendo utilizar o Remarketing para isso e por aí vai.

É muito conteúdo que eu preciso entregar para você. Para incentivar o seu interesse pelo conhecimento, eu vou disponibilizar, gratuitamente, aqui no site, muitos materiais sobre esse mercado, desse modo você pode aprender e conhecer as mais diversificadas ferramentas.

Eu quero lhe mostrar que você pode se incluir digitalmente, quando falo isso, não quero dizer para você tirar uma foto de um folder de trabalho e colocar no seu perfil e esperar que as pessoas curtam e procurem por você. Não, não é isso!

Eu estou falando de algo eficaz, de algo que, realmente, traz retornos positivos para você.

Se você se interessou, se inscreva na minha lista de amigos Vips, você terá acesso à ainda mais conteúdos exclusivos, os assuntos tratados são muito relevantes, dentre eles estão:

  • Automação de e-mails.
  • Páginas de captura.
  • Anúncios no Facebook.
  • Posicionamento no Youtube.

E todos os mecanismos que você precisa para estar presente para o seu cliente na hora que ele fizer uma busca.

Uma dica extra: Não adianta você continuar dando murro em ponta de faca.

O que é a faca hoje para o corretor?

A faca são os clientes frios, lead desinteressado, ou seja, você vai fazer muito esforço, vai gastar muita energia e não terá o resultado esperado.

Ok? Recado dado! Bate papo finalizado. Faz o seguinte? Se você acha que alguém precisa ter acesso a essa mensagem, a esse conteúdo que você acaba de ler, marque essa pessoa aqui nos comentários, fale sobre os conteúdos disponíveis gratuitamente no meu site, ou seja, mostre o caminho do conhecimento para quem está precisando. Compartilhe em suas redes sociais, você estará ajudando o mercado como um todo.

Tenho certeza que se você aproveitar todo o conteúdo que eu quero lhe entregar, você irá gostar muito, você verá um outro mundo de possibilidades à sua frente, amigo corretor!.

Gostou do artigo de hoje? Espero que sim e que eu tenha conseguido ter clareza ao te entregar essa mensagem. Deixe seu comentário, afinal de contas, ele é muito importante para mim, pois com ele consigo saber se estou sendo assertivo na disponibilização de matérias e na tratativa de assuntos.

Quer saber de algo em específico e gostaria de encontrar um conteúdo esclarecer aqui? Mande-me suas sugestões, terei enorme prazer em lhe ouvir e atender as suas solicitações, sempre que possível.

Volte sempre! Não se esqueça de que se reciclar e acompanhar a evolução do setor é mais que necessário se você quiser ter o seu lugar garantido.

 

Visite o meu canal no YouTube!

Obrigado pela sua audiência!

Forte Abraço.